segunda-feira, 28 de abril de 2008

Atividade 2. (segundo bimestre).

(Mediação? é um intermediario para a conexão...onde conecta as informações juntando signos para das suporte as interpretações. É utilizada: quando eu penso uma maça... ela serve de um processo que conecta essa maçã ao signo dela/representação... (o desenho da maça)).
.................................................
1. Bolter disse que: remidiação é tudo aquilo que se origina das "velhas" midias...seria a evolução das midias/ ou as adaptações destas.
EX: antes existia pinturas que retratavam a imagem das pessoas (tinha função das fotografias hoje) logo surgiu as gigantescas que mostravam a realidade... (analogicas) que dentro destas foram se desenvolvendo...hoje existe as digitais que basta um clic que o assunto esta disposto como queremos no visor.
Essa tese confirma o que Bolter disse... a evolução das midias, tudo se adapta/modifica/construi em cima...mas, não se cria mais.
..........................................
2. A Imidiação: te "absorve" de alguma forma fazendo com que tu não "veja" a realidade. Um livro tem um poder de fazer essa imidiação porque tu te transpõem de alguma forma para ele... O contato por msn com os amigos te remete a imidiação porque tu perde a certeza de onde estas, claro dependendo do assunto, tu és absorvido, ou seja, a tua atenção é direcionada a apenas "aquilo" que fazes, no youtube ele te remete a procura insesante de algo que pode ser que tu não veja há algum tempo, ou que tu viu recentemente ou até mesmo o que tu não viu. Sites de filmes gratuitos eles fazem com que a pessoa baixe e possa ver o filme na integra...podemos fazer uma associação: a "doença" internauta ela é consequente de uma Imidiação (absorsão).
A hipermidiação: ela não consegue te absorver por completo... tu estas vendo uma novela... esta sendo absorvido por ela, mas logo dá os comerciais... tu sai dessa absorção e volta para a realidade, como também num filme a não ser DVD ou o cinema, se for na televisão a mesma coisa tem os comerciais e estes fazem com que não seja "aprendido".
Tv pela net, o rádio pela net... um trailler que termina.
.............................................
3. Twitter: seria Multimidia, pois nele embora dê para anexar fotos, videos e audio elas não se misturam como num video, elas não fazem parte de um corpo.
Youtube: Hipermidia, pois todas as informações se misturam...videos, audio, imagens, comentários compoem um só.
Folha on line: Hipermidia, apesar de ser um site informativo ele mistura videos, fotos...

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Atividade 1 (segundo bimestre)

Definir o que é... e dêem exemplos:
.................................................................
1. Caracteristicas da internet:

A interatividade: é uma caracteristica da internet porque ela propõem a interação entre as pessoas, ou seja, onde todos podem ser emissor (onde tem o poder de emitir mensagens) e receptor (o qual recebe as mensagens).
Qualidade do que é interativo: que permite interação entre as pessoas, ou seja, as pessoas se relacionarem.
**O que permite a interação na maioria das vezes são as redes sociais, como orkut, blogs, fotologs em que exista um agrupamento de pessoas.
A velocidade pode ser dada por uma caracteristica comtemporanea segundo castells sob a visão que tudo para a modernidade tem que ser num sentido rápido.
**Esta associada a rapidez de anexar algum documento no e-mail e de falar com outras pessoas no msn quando se estabelece uma comunicação mediada síncrona.
Multimidia: seria a transmissão/transferencia de dados ou de "tudo" pela internet. Seria transmitir dados na rede, ou seja, se comunicar com a rede.
**Mando um dado para dois colegas que transmitem para mais 2 e assim... se constitui a transmissão ou uma "estrutura de rede".
Hipermidia: é todas as formas de midia, que podem ser utilizadas.
**(net, cel, tv).
................................
1.1 caracteristicas do hipertexto:
Não-linearidade: não possuem caminhos a seguir, podemos fazer nosso proprio caminho. Mas, não podemos modifica-los, nem construi-los. Como menus, que são dispostos mas, não podemos intereferir neles.
**Site do terra, uol.
Multinearidade: Possui várias seqüências a ser seguidas mas, não pode-se interferir nelas (A/B/C...) não podendo construir, modificar ou até mesmo criar.
**manchetes que relacionam um assunto com outro.
Modularidade: Quando se tem um dominio na internet, e com isso tu constroi.
**Blog,fotolosg.
Estrutura de rede: É quando conecta várias informações através de links... fazendo delas uma "ponte".
**enciclopédias, dicionários on line.
.................................
2. Capital Social: É uma forma de "reputação", é algo abstrato, coletivo uma propriedade das redes sociais.
**As pessoas se comunicam em subculturas através das redes sociais que "investem" nas reputações... como podemos observar em questão dos blogs, fotologs mais visitados...eles criam essa visão de serem os melhores, ou seja, construiram a reputação.
..........................................
3. Meme: É quando alguem (autor 1) escreve um texto e outros "autores" escrevem o mesmo texto copiando, ou seja, vê, copia porque gostou. Mas, com isso esse copia não é de todo igual porque pessoas escrevem diferentes... Memes pode ser entendido como uma cadeia viral...tu me copia...outro te copia...outros copiarão e logo todo mundo copiará.
http://verdadeabsoluta.net/?p=3226
** Blogs, o primeiro cara que fez, ou até mesmo o perfil no orkut, as pessoas gostaram, copiaram e esta aí até hoje, como também aquelas manias de rir pelo msn "HAHEIHEAIUUIHIUAHEH", que consequentemente é viral.
...........................................
4. Rede social: Rede de relacionamento (no ambito da interação e agrupamento de pessoas) que se é construido por zonas de interesse constituindo em subculturas. Essas redes na maioria das vezes propagam ideias e são formados por laços fortes que sustentam essas redes... Elas estimulam, encorajam e difundem informações, pensamentos e valores nos quais acreditam.
**Orkut, blogs, fotologs, my space, face book.
.......................................

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Atividade 5.

1. O google seria um conector por que ele conecta as informações todas essas depende dele, com isso diminui os graus de interconexão, mesmo não sendo uma rede igualitária. Esse modelo (modelo de redes sem escala) pode apresentar uma fragilidade, pois se for "rompido" a "ligação" do conector não haverá mais conexão entre os outros.
......................................................................

2. O orkut é um exemplo de rede "MUNDOS PEQUENOS", pois ele tem as informações de "amigos em comum" desta forma por meio de graus de separação de interconexão no qual é proporcionada a ligação de laços fracos (conhecidos).
...................................................................................................

3. 1º AVATAR. AMIGO
Esses avatares representam pessoas, por um "entendimento" de outras, como se fosse uma narrativa... daquela determinada pessoa, ajuda de certa forma a personalizar também as pessoas na internet. Há uma mudança construida quando tu tens uma forma de visualização da outra pessoa, ou do que ela gosta...
Sim... é o que tu tens pra ti de outra pessoa, uma representação dela... sendo possivel sim sua virtualização de quem é a pessoa, de como ela é, como ela se apresenta de certa forma.
...........................................................................
4. Para alguns autores pós-humano seria a evolução humana "regada" por uma inteligencia artificial e onde as doenças seriam nada mais que historias do seculo XXI, atingiriamos o auge da evolução...sendo uma mistura de humano + robos.
Um exemplo seria o homem bicentenário, onde tem o corpo de homem mas, sua fisiologia é robotica.
...........................................................................
5. Ciborgue é a mistura de homem + tecnologia. Ciborgue é uma forma de utilizarmos a tecnologia a nosso favor contrapondo a relação homem + máquina, desta forma ciborgue pode ser:
Metaforico: homem precisa de equipamentos, como hj em dia.
Protetico: o homem usa proteses.
Interpretativo: utiliza a midia, pensa como a midia.
O homem quer sempre a superação em sua vida contrapondo a morte, se vê como fonte padrão de informação reprodutiva, o corpo deixa de ser algo "primitivo" para ser maquinico e suprasumo.
ex: Suzana Vieira, "ela tem proteses até por dentro dos olhos"!